sexta-feira, 25 de março de 2011

Debate MAES - Edital 11


Neste sábado o MAES será palco de mais um debate dedicado à aproximação das Artes Plásticas e Visuais com o Cinema. Desta vez, teremos a exibição do terceiro longametragem de Jean-Luc Godard, "Uma mulher é uma mulher", de 1961.

O filme representa um dos ápices da carreira de Godard, iniciada em 1959 com "Acossado". Num período de seis anos, o diretor fez aproximadamente 12 longas, todos fundamentais para se entender não apenas o cinema europeu daquele momento -- caracterizado pela ascensão do movimento conhecido como Nouvelle Vague --, mas também toda a evolução da arte em meados do século XX e os modos como a própria arte alimentou a si mesma.

Em plena ebulição dos anos 60, Godard fez um cinema "pré-pós-moderno", incorporando elementos de diversas outras manifestações (literatura, música, filosofia, quadrinhos, política) em autênticas criações audiovisuais. "Uma mulher é uma mulher" pode ser classificado como uma comédia romântico-musical e é o primeiro filme colorido de Godard.

Sua aparente leveza e fluidez acumulam uma infinidade de relações desenvolvidas em cena, tanto dentro quanto fora da tela, em constantes quebras de linguagem, surpresas narrativas, irreverências e referências e uma absoluta liberdade no trato com os elementos da encenação. Tudo isso faz do filme - e do cinema de Godard como um todo - um constante mergulho dentro dos limites da(s) arte(s).

SOBRE O FILME
"Uma mulher é uma mulher"
("Une femme est une femme", 1961)
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Jean-Claude Brialy, Anna Karina, Jean-Paul Belmondo, Jeanne Moreau
Duração: 80 min

SOBRE A CURADORIA
MARCELO MIRANDA é repórter do jornal diário "O Tempo", de Belo Horizonte (MG), e crítico de cinema da revista eletrônica "Filmes Polvo". Colaborador das revistas impressas "Teorema", "Filme Cultura" e "Taturana". Curador do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte em 2007, 2008 e 2010. Membro da comissão de seleção de longas-metragens do 43° Festival de Brasília, em 2010. Membro do júri oficial da 12ª Mostra Londrina de Cinema. Autor de textos sobre filmes brasileiros lançados em DVD pela Programadora Brasil. Em parceria com o professor Rafael Ciccarini, finaliza uma antologia de textos da "Revista de Cinema", editada em Belo Horizonte nos anos 1950 e 60.


LINKS
"Filmes Polvo" -- www.filmespolvo.com.br
Jornal O TEMPO -- www.otempo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário